terça-feira, 28 de agosto de 2012

Santo Agostinho

"Quando lemos que o homem 'julga todas as coisas', isto significa que tem poder sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu, sobre todos os animais domésticos e feras, sobre toda a terra, e sobre os répteis que 'pela terra se arrastam'. Este poder, exerce-o por meio da inteligência, pela qual percebe o que é do Espírito de Deus. Mas o 'homem, posto em lugar de honra, não entendeu a sua grandeza e igualou-se aos jumentos insensatos, tornando-se semelhante a eles'( Sl 48, 21)."
Santo Agostinho, Confissões - Livro XIII. 23, 33.

     Hoje é festa da memória de Agostinho de Hipona, bispo e filósofo. Apesar de ter muito para falar dele, pois minha monografia e a futura de tese de mestrado são sobre a obra Confissões, vou me resumir hoje a comentar uma coisa que é frequente para nós filósofos católicos.

     Quando decidi estudar filosofia - sim foi uma decisão, pois na época minha pontuação na seleção foi 95,85 de um total de 100, com isso escolhia o curso que quisesse - ouvi muito que era loucura estudar isso, que tantos autores ateus iriam me desviar de Deus, que a Igreja não tinha espaço para a filosofia, etc. E eis que o Senhor se mostrou generoso e providente. Me pôs em uma universidade que é verdadeiramente um deserto árido quando se trata de fé no Cristo, mas possibilitou que eu tivesse irmãos para celebrar a Eucaristia diariamente. Mas o maior dos presentes foi encontrar a confirmação para minha fé na Filosofia. São autores como Agostinho - e também Santa Edith Stein - que me inspiram a continuar firme neste caminho de estudo e ensino.

     Que tantos outros santos conhecedores das ciências possam brotar de nosso meio! E que assim como Agostinho escreve no trecho que abre este post, possamos compreender a grandeza da missão do homem e abraçar o conhecimento da obra de Deus que é o mundo e os seres que nele habitam! Como disse certa vez para a Amanda, "Deus se alegra quando nos dedicamos a compreender sua obra, pois assim o compreendemos."

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...