quinta-feira, 30 de maio de 2013

Milagres Eucarísticos

     Reconhecei no pão aquele mesmo corpo que pendeu sobre a cruz, e no cálice aquele mesmo sangue que jorrou do seu lado. Também os antigos sacrifícios do povo de Deus, na sua múltipla variedade, prefiguravam esse único sacrifício que devia vir. (...) Para não vos separar, comei aquilo que vos une; para não vos considerardes sem valor, bebei o vosso preço
(Santo Agostinho – sermão 228B)



     Hoje a Igreja celebra o Santíssimo Sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Há muita beleza na obra divina, ao se fazer tão pequeno para ser nosso alimento espiritual. É preciso fé para amar este sacramento, pois não é algo palpável à realidade humana: há a simples transubstanciação do pão e do vinho em Corpo e Sangue de Cristo. Mas por que não vemos? Nosso Senhor não fere nossa liberdade e prefere usar nossa natureza para fazer sua obra em nossas vidas, usando profetas para anunciá-la. 

Procissão de Corpus Christi na Paróquia Santa Terezinha, São Luís

     Muitas vezes, no entanto, reconhecendo em sua misericórdia a dificuldade de alguns em crer neste mistério, Ele permitiu a ocorrência de milagres Eucarísticos, seja transformando à vista de muitos o vinho e a hóstia em sangue e carne humana, seja conservando a hóstia por séculos sem deteriorar. Muitos destes milagres se encontram conservados em santuários ao redor do mundo inteiro. O Wayner encontrou um documentário da década de 90 sobre os milagres eucarísticos ocorridos da Itália. Ele está dividido em três partes, que se encontram abaixo. Eles estão em espanhol mas iremos em breve legendá-los no youtube; mesmo assim vale a pena assistir!

     Trata-se de quatro milagres:
- Em Lanciano, 700 aprox. (onde ocorreu a transubstanciação na hora da elevação da Eucaristia na Missa);
- Em Siena, 1730 (onde hóstias consagradas que não foram ingeridas conservam-se há mais de 100 anos);
- Bolsena e Orvieto, 1263 (onde sangue jorrou forte no momento do partir a Hóstia e manchou o chão e o corporal);
- Cascia, 1300 (quando um padre levou uma hóstia consagrada a um doente dentro de um livro e quando abriu o livro tinha apenas mancha de sangue).

     O milagre de Bolsena e Orvieto inclusive foi o que fez com que o papa da época instituísse um dia especial para veneração da Eucaristia, o dia de Corpus Christi.




"Felizes os convidados para a ceia do Senhor!"

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...