quinta-feira, 22 de maio de 2014

Seis conselhos básicos para não se entediar com a Missa

     Enquanto catequistas, sabemos qual é realidade de boa parte dos jovens (ou qualquer pessoa) com relação a sua frequência nas missas dominicais. Muitos não vão ou acham-na entediante, a não ser que tenha algo diferente, como baterias ou peças de teatro. No entanto seria legal ajudá-los a viver melhor esse momento tão especial da nossa semana, que nos proporciona um encontro pessoal com Deus, independente se celebrada de forma mais tradicional ou moderna, ou se o padre tem boa pregação ou não! Abaixo estão alguns conselhos do livro "A Missa Me Dá Tédio - Diálogo Com Jovens", do Javier M. Suescum. Creio que estes conselhos ajudam a todos nós.
--*--*--*--


1 - Enquanto você vai da casa à igreja, "prepare seu coração". Pense: Vou me encontrar com o Senhor e com um grupo de irmãos na fé; vou escutar Jesus que hoje quer me dizer alguma coisa". Pergunte-se: "De que me mostrarei agradecido a Deus? Que levo nas mãos para oferecer-lhe hoje?

2 - Seja pontual e fique num lugar próximo do altar. Não se ponha na parte de trás, ou nos últimos bancos do templo. Você se distrairá com as pessoas que chegam tarde. Além disso, uma comunidade dispersa, em que cada um se senta onde gosta, não torna visível a unidade de todos na fé e no amor.

3 -  Ao entrar na igreja, pegue, se as houver, as folhas ou livros de cantos. Depois, participe também cantando. Se você não conhece os cantos, leia o texto. Isso unirá você à comunidade.

4 - Preste atenção às leituras e à pregação do sacerdote. Você perceberá sem dúvida, e com muita frequência, que o padre não é um bom orador ou que diz coisas sem substância. Não se incomode com isso. Não o julgue. Com toda a certeza, Jesus quer dizer-lhe algo por meio dele, e até o surpreenderá em mais de uma ocasião. É frequente que Deus diga grandes coisas por meio de maus pregadores.

5 - Depois de ter participado da Eucaristia, na comunhão, aproveite os instantes de silêncio que lhe são oferecidos para falar com o Senhor, para agradecer-lhe, para pedir forças e programar a semana que se iniciará.

6 - Por fim, marque um pequeno compromisso para a semana seguinte. Procure, partir dele, ser mais fiel a Jesus Cristo.

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...