domingo, 19 de julho de 2015

Encontro Vocacional - Fortaleza


     No último final de semana, 12 de julho, houve o Encontro Vocacional dos jovens do Caminho Neocatecumenal, das regiões norte e nordeste, com aproximadamente três mil pessoas. É sempre maravilhoso ver tantas pessoas reunidas pelo mesmo carisma, com os mais variados instrumentos em harmonia que chamam tanta atenção de quem vê.

     Estes encontros têm o objetivo de despertar os jovens para sua vocação, principalmente para as vocações religiosas e sacerdotais. Estavam presentes os catequistas responsáveis pelo Caminho no Brasil (Pilar, Raúl e Pe. José), e cada um deu uma palavra de encorajamento aos jovens. Também chamaram atenção sobre muitas coisas que têm ido contra o valor da família e da natureza humana, como a ideologia de gênero. Por último o Bispo de Fortaleza, também presente, convidou os jovens a não terem medo de seguir sua vocação. Chamou-me atenção sua seguinte frase:

Sua vocação está não onde você será mais feliz, mas onde você amará mais.”
     De fato, o chamamento de Cristo é amar, e daí é que parte a nossa felicidade. Muitos jovens têm buscado a felicidade na realização profissional e assim se fechado não só à vocação sacerdotal e religiosa, mas também à matrimonial. Pensam que terão sua felicidade cerceada, o que não acredito ser verdade. Casei-me com 22 anos e quero ter filhos, mas não significa que não terei minha boa formação profissional, na medida do que não for prejudicar minha família. No entanto, meu maior objetivo não deve ser este, mas sim amar e, com isso, ser feliz. Da mesma forma, amigos que escolheram a vocação religiosa e sacerdotal, podem até não ter terminado sua formação como médicos, cientistas, advogados, mas seguiram o caminho no qual seu coração falou mais alto, e assim encontraram a felicidade, e de passagem receberam também uma formação excelente da Igreja.

     Os catequistas citaram no encontro o ensinamento de dom Bosco, que dizia que 70% das pessoas recebem de Deus o chamado à vocação religiosa/sacerdotal, pois assim há equilíbrio na sociedade, no entanto, nem todos tem a coragem de segui-la. Não sei se esta porcentagem é verdadeira, mas sei que devemos rezar muito pelos vocacionados, pois sei que realmente é difícil largar tudo e seguir.

     Ao final do encontro, convidaram os rapazes que sentem o chamado a levantarem-se para receber a benção do Bispo e serem enviados aos seminários do mundo inteiro, onde mais se precisa. Cerca de 40 rapazes levantaram (foto), dos quais um que estava conosco. Em seguida, chamaram as moças que sentem o chamado, a serem esposas de Cristo e sustentar a Igreja com suas orações, e cerca de 40 moças levantaram para receber a benção (foto). Que Deus abençoe cada um e cada uma, e não permita que o mundo tire dos seus corações esta chama.




“Que nada os desanime do chamado que a eles vós fizestes. Eles sabem que vós sois fiel e estareis perto deles na luta, para que não desanimem e possam chegar ao cumprimento da vossa vontade.” trecho da benção do Bispo

0 comentários:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...